Skip to main content

A Europeana na sala de aula


Europeana

Bem-vindo ao curso ‘A Europeana na sala de aula: o desenvolvimento de competências para o século XXI na esfera do património cultural digital (Repetição)’

Nesta página

O MOOC "A Europeana na sala de aula: o desenvolvimento de competências para o século XXI na esfera do património cultural digital (repetição)" permitirá aos professores compreenderem melhor o património cultural a fim de o integrar nas suas aulas e práticas de forma eficaz, independentemente da disciplina que normalmente lecionam.

A integração do património cultural digital na sala de aula é cada vez mais importante, dado que o século XXI traz novas oportunidades na área de ensino e aprendizagem digital. Embora o currículo nacional possa diferir de país para país, a necessidade de compreendermos a nossa história comum europeia, o património cultural e os desafios para o futuro continua a ser abrangente. O património cultural digital pode ser utilizado não apenas durante o ensino das Artes, da História ou da Literatura, mas também proporciona uma excelente base para o ensino das disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O MOOC apresentará a plataforma Europeana aos participantes, onde poderão encontrar vários recursos para professores, tais como, por exemplo, imagens, vídeos, textos e diversas ferramentas que poderão ser facilmente integradas nas suas aulas. O MOOC também irá ajudar os professores a desenvolver cenários de aprendizagem utilizando o património cultural digital no âmbito das competências do século XXI.

Além disso, disponibilizará uma seleção de atividades de sala de aula devidamente testadas e recursos de diversos países europeus, de modo a capacitar os professores do ensino primário e secundário a introduzir o património cultural em contexto de sala de aula e a ajudá-los a refletir sobre as suas próprias práticas.

Objetivos de aprendizagem

Neste MOOC, os participantes irão:

  • Compreender por que é importante integrar o património cultural europeu na educação
  • Aprender a utilizar as Coleções Europeana (Europeana Collections) para fins educativos
  • Aprender como navegar no sítio Web da Europeana Collections
  • Explorar e familiarizar-se com as várias apps, ferramentas e materiais da Europeana
  • Aprender como desenvolver atividades de aprendizagem utilizando os recursos das Europeana Collections

Pré-requisitos

Este curso destina-se a todos os interessados em frequentá-lo, mas dirige-se sobre tudo a professores do ensino primário e secundário e formadores de professores tanto da Europa como do resto do mundo que queiram saber mais sobre o património cultural digital para fins educativos. Os profissionais de organizações tais como museus, centros culturais, etc., também podem participar no curso.

Módulos

  1. Módulo 1: Europeana: transformar a educação através da cultura digital
  2. Módulo 2: Pesquisar e utilizar a Europeana Collections para fins educativos
  3. Módulo 3: Explorar as ferramentas e os recursos educativos da Europeana
  4. Módulo 4: Criar cenários de aprendizagem com conteúdos e recursos da Europeana
  5. Módulo 5: Avaliar as aulas de património cultural: aquisição de competências para o século XXI

Certificação

Para receber um certificado de curso, os participantes terão de concluir todos os cinco módulos, incluindo a atividade final do curso no final do Módulo 5. O prazo para completar todas as atividades termina a 20 de abril de 2020, às 23h59 CEST.

Aviso aos professores de Portugal: Para obter o reconhecimento formal da participação bem sucedida num curso da Europeana Schoolnet Academy como desenvolvimento profissional contínuo, adquirindo assim o número de horas de formação relevante, deve enviar o seu certificado para o Conselho Científico e Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC), Rua do Forno, nº 30, 1º andar - apartado 2168, 4700 - 429 Braga, Portugal. Para mais informações, por favor contactar o CCPFC.

Equipa do Curso

Borbala Pocze - coordenadora do curso

(Sociologia e Política Social /Coordenação de projeto e Pedagogia) A Bori trabalha no Departamento de Ciências da Educação da European Schoolnet (EUN). Coordena as atividades pedagógicas no projeto BLOOM (criação de cenários de aprendizagem, conceção e coordenação de MOOCs) e é a coordenadora da Europeana DSI-4 em representação da EUN (coordenação de professores, coordenação de MOOCs). Além disso, a Bori apoia o projeto Scientix, sendo responsável pela coordenação do respetivo blogue, e a European Schoolnet Academy, através da criação de uma série de MOOCs.

Marco Neves – moderador do curso

Marco é professor de informática na Escola Secundária da Batalha, Portugal. Para além de ser Professor Embaixador da Europeana para Portugal, também é Embaixador Scientix, formador de professores para a as tecnologias educativas desde 2002, membro da rede Google Earth Outreach Trainer Network, coordenador do projeto CoderDojo (@Alcanede) e Innovative Educator Expert da Microsoft desde 2017.

Avis de non-responsabilité et de copyright

Este curso foi desenvolvido no âmbito do projeto Europeana DSI-3 e atualizado ao abrigo do projeto Europeana DSI-4, cofinanciados pelo Mecanismo Interligar Europa (Connecting Europe Facility) da União Europeia. O desenvolvimento dos conteúdos do curso é da responsabilidade do Grupo de Desenvolvimento Europeana DSI-3, constituído por 18 professores, dos Professores Embaixadores Europeana DSI-4, da Fundação Europeana e da European Schoolnet. O curso é da exclusiva responsabilidade do organizador e não reflete a opinião da Comissão Europeia (CE). A UE não é responsável pelo uso que possa ser feito das informações nele contidas. Aceda aqui para mais informações sobre o projeto

Creative Commons License

Salvo especificação em contrário, todos os conteúdos deste curso estão licenciados ao abrigo da  Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License

Enroll